sexta-feira, 8 de junho de 2012

A famosa Mona Lisa




       O sorriso misterioso de Mona Lisa foi pintado pelo renascentista Leonardo da Vinci no século XVI. Que completou 500 anos em 2004.
      A obra é chamada por vários nomes: como Mona Lisa, o mais conhecido, uma composição de Madonna que é senhora em italiano,  Lisa e La Gioconda ou La Joconde devido ao nome de seu marido.
      Ele costumava deixar códigos e mensagem em seus trabalhos, e um dos mais estudados foi Mona Lisa, que até hoje é a sua obra mais pesquisada e estudada.
Parte da fama e do mistério relacionados ao quadro estão ligados ao próprio artista. Leonardo era uma personalidade especial, entendia de ciências naturais, ótica, anatomia, engenharia, era músico e além de tudo carismático e belo, segundo os relatos da época.

Se colocarmos uma obra de costas pra outra, no encontro das duas obras podemos ver que as imagens formam um castelo, e existem duas pontes que levam á esse castelo.




      Aproximando-se mais na obra, é possível ver que este castelo tinha um significado muito maior por detrás dele, nele encontramos o símbolo mais conhecido do Illuminati, também é o símbolo da Nova Ordem Mundial, um plano ciado pelo Illuminati para globalizar a terra.




      Não existem ficções sobre esta Nova Ordem Mundial, diariamente presidentes de vários países comentam sobre esta Nova Ordem Mundial, o tempo anda e mais sinais vão aparecendo.
      As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal ou a sua própria mãe, outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas. Os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.Outra especulação é que Mona Lisa estaria grávida quando posou para o pintor: suas mãos levemente inchadas e o gesto de proteção do ventre típico de gestantes ajuda a teoria.
      A última análise à enigmática Mona Lisa confirma que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci está feliz. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amsterdã , recorrendo a software apropriado para reconhecimento de emoções. De acordo com esta análise, Mona Lisa estava 83% feliz, 9% angustiada, 6% assustada e 2% chateada. O computador cruzou variantes como a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos.
      Análises geométricas mostram que a grade estrutural da pintura obedece a rígidas divisões, as quais situam os olhos da figura no eixo que parte do centro horizontal e nas subdivisões áureas ali existentes. Como consequência dessa composição, o olhar de Mona Lisa parece acompanhar quem a observa.
      Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo Da Vinci. Esta opinião fundamenta-se numa indicação feita por Da Vinci durante os últimos anos de sua vida, a propósito de um retrato de uma determinada senhora florentina feita da vida ao pedido do magnífico Giuliano de Medici.

      Em segundo plano, a paisagem estende-se às montanhas geladas e inclui caminhos ondulantes e uma ponte que dão indicação de presença humana. Os contornos desfocados, a figura graciosa, os contrastes dramáticos entre claro e escuro que se traduzem em serenidade são característicos do estilo de Leonardo. A pintura foi um dos primeiros retratos a descrever o modelo no seio de uma paisagem imaginária. Uma característica interessante da paisagem é a sua desigualdade. À esquerda da figura, a paisagem é visivelmente mais baixa do que à direita. Isto levou alguns críticos a sugerir que este elemento foi adicionado mais tarde.
A  pintura foi restaurada numerosas vezes. Exames de raios X mostraram que há três versões escondidas sob a actual. O revestimento em madeira mostra sinais de deterioração numa taxa mais elevada do que se pensou previamente, causando preocupação dos curadores do museu sobre o futuro da pintura.
           



Um comentário:

  1. O texto em branco pode ser lido desde que marcado. Verifiquem isso, pois aparece em outras postagens conforme já me haviam adiantado em aula na última sexta. Vocês digitaram diretamente o texto ou copiaram e colaram? Não entendo muito disso, mas pode ser algo desse gênero.
    Podem continuar postando na forma como estão, somente peço para comentarem algo sobre o contexto histórico na península itálica.

    ResponderExcluir